Deflação: Cego é o que não quer ver, confirma Issing

OtmarIssingOtmar Issing

O Dr. Otmar Issing declarou ontem ao Jornal de Negócios: «”Não há risco de deflação em nenhum país” da Zona Euro». Issing sofisma: há é inflação baixa, deflação não há. Será que a Grécia saiu da Eurozona? Em 2013 a variação dos seus preços no consumidor foi de -0,9%, segundo o Eurostat.

Issing não é um zé ninguém: é o economista chefe do Banco Central Europeu (BCE) e nessa qualidade um dos principais responsável pelas políticas financeiras caverníciolas da Eurozona que, a exemplo dos anos 1930, estão a arrastar-nos para a depressão económica e as crises social e política.

Anteontem, o Eurostat anunciava para maio passado uma taxa de inflação anual de apenas 0,5%, que por certo corresponderá em diversos Estados-membros a taxas de deflação, isto é, e na mais estrita definição, a taxas de variação negativa dos preços no consumidor. Aliás, em maio, os preços da energia e dos produtos industriais não variaram em relação aos de maior de 2013; a comida, álcool e tabaco aumout 0,1%, isto é, quase nada.

One response to “Deflação: Cego é o que não quer ver, confirma Issing

  1. Passado Mais Que Perfeito

    Otmar Issing ERA o economista chefe do BCE.

    https://www.ifk-cfs.de/about–president.html