LuxemburgoLeaks: Ainda há Modelo Social Europeu? Ainda há Moral para Portugal penar?

LuxemburgoSegredoBancário
Um grupo de jornais revelou no final da semana passada que o Luxemburgo legalizava a evasão fiscal de grandes empresas europeias. O leitor dispõe abaixo do endereço que lhe permite comodamente obter mais informação.
Houve quem condenasse meigamente a reportagem por … o Luxemburgo atuar dentro da lei. Assim, a evasão fiscal do País A organizada pelo país B, ambos da UE,  seria um bem. Outros minimizaram.na de modo diferente: quereria prejudiciar o Sr. Juncker, luxemburguês, responsável político aquando das aleivosias fiscais. Com estas técnicas, os media conseguiram em escassos dias que o assunto caísse no Mar do Silêncio. Onde já estava o segredo bancário do Luxemburgo e o apoio à evasão fiscal dos moralistas financeiros conhecidos pelo pseudónimo de  Países Baixos. Os inimigos do inocente off shore da Madeira estão assim a desperdiçar uma oportunidade de atacarem um inimigo à sua altura.
Antes que se instale o esquecimento do escândalo luxemburguês , impõem-se duas perguntas:

• Alguém acreditará que subsiste o Modelo Social Europeu quando um Estado-membro é autorizado a secar as fontes de financiamento desse modelo? Os que hoje se calam sbre o assunto serão os que amanhã se surpreenderão com os avanços dos eurocéticos, que tentam demonizar, acoimando-os de extrema direita?
• Tem sentido a União Europeia (UE) obrigar Portugal, e outros países, a sacrifícios orçamentais consideráveis quando do mesmo passo legaliza a evasão fiscal de empresas com poder de mercado? Entre os quais, ao que parece, empresas agindo em Portugal.

Mais informação em

http://www.theguardian.com/business/2014/nov/05/-sp-luxembourg-tax-files-tax-avoidance-industrial-scale

 

Anúncios

Os comentários estão fechados.