A nossa Imprensa enterra outra vez a Grécia

Como é sabido, o nosso governo condenou a Grécia às trevas exteriores  e a nossa imprensa sempre bem informada e independente proibiu-se de a salvar.  A Grécia ficara de apresentar ontem a lista de reformas estruturais e transferiu a entrega para hoje. Veja como dois jornais main stream apresentaram a miniperipécia. A seguir, está o título apresentado ontem ao fim da tarde por um diário lisboeta.

GréciaFalha

 

Este diário conserva em geral algum sentido de independência face  à politica financeira do nosso governo. Por isso, o «falha compromisso» é revelador: a propaganda governamente antigrega foi eficiente. Relativaente eficiente: horas depois, o título mudou e a Grécia deixou de falhar (não publicamos essa versão).

Outro jornal titulou assim a demora no envio da lista de reformas de Atenas a Bruxelas:

GréciaFalha1

 

Os gregos, maus e preguiçosos como o Dr. Coelho nos tinha alertado, já começaram a baldar-se, sugere o título. Tal como o bei de Tunes, levaram uma valente sova. Só o Wall Street Journal, neoliberal, adotou posição semelhante, e mesmo assim foi mais prudente e mais informativo no seu título. A realidade é outra. A lista será entregue hoje. Ora o prazo inicial terminava à meia noite de ontem. Se a lista for entregue hoje de manhã, nem adiamento  há. O jornal confunde editorial com notícias e quem sabe se não nos repetirá a dose.

Na realidade, os gregos estão a querer fazer bem o TPC das reformas: apresentaram uma primeira lista, pudicamente chamada rascunho, e, dadas as reações iniciais, foram corrigi-la. Hoje, entregam-na, correta e aumentada. A ignorância é atrevida.

Já agora o queira o leitor ver como o Financial Times, pouco suspeito exceto de bom senso, apresenta o episódio:FTGreecescrambles

 

S

 

One response to “A nossa Imprensa enterra outra vez a Grécia

  1. Obrigado pelo trabalho !!
    Muito bom estar atento !!!