A Comissão bruxelina abre processo a Portugal na Categoria dos Desequilíbrios Excessivos

PassosCoelhoOrelhasDeBurro«Madrinha, eu não merecia isto!»

A Comissão Europeia colocou ontem Portugal e mais quatro Estados-membros na categoria de «alerta» por «desequilíbrios excessivos». É o ideal para um país cujo governo se gaba de ter vencido a crise e levado o seu povo à terra prometida.

Sabemos da notícia por um comunicado da comissão de Bruxelas, que se apresenta como «aprofundado»; escreve sobre o nosso país, para justificar a decisão, sublinha «high levels of indebtedness, both internally and externally, and across various sectors» e «strong deleveraging pressures in the context of low growth, low inflation and high unemployment».

O desleixado comunicado parece escrito para não ser compreendido mas é claro que foi aberto um processo ao nosso país. Em maio, serão tomadas medidas corretivas para o semiprotetorado. Estamos na pior categoria, acompanhados pela Bulgária, Itália,  Hungria e França (o comissário Moscovici ter-se-é condenado a si próprio? seja como for, por uma razão misteriosa a Gália não tem processo, talvez por ser um pequeno Estado-membro). A medida foi tomada no quadro do chamado «semestre económico», mais um expediente institucional para diminuir a independência económica dos Estados-membros e criar emprego bem pago em Bruxelas.

O mais divertido é que o «alerta» não está previsto no «semestre económico».  A União europeia parece-se cada vez mais com o Catch 22.

Com aquela eficácia e espírito liberal que lhe são geralmente reconhecidos, a Comissão bruxelina tinha ontem em linha dados para … 2013. Os dados que a Comissão achou que valia a pena revelar aos súbditos estão na tabela seguinte; para não partirmos a cabeça com o esforço, os únicos dígitos nele incluídos são os dos anos.

2015SemestreEconómicoAlertaPropaganda da Comissão e ausência de dados estatíssticos atualizados em
http://ec.europa.eu/economy_finance/economic_governance/macroeconomic_imbalance_ procedure/mip_scoreboard/index_en.htm
http://ec.europa.eu/economy_finance/economic_governance/documents/alert_mechanism_report_2015_statistical_annex_en.pdf
http://ec.europa.eu/economy_finance/economic_governance/the_european_semester/index_en.htm

Os comentários estão fechados.