Banif: uma proposta para evitar a Catástrofe

AbeiraDoAbismo

António Costa saltará para o abismo Banif? Logo veremos

Alguém de responsabilidade e bom senso deve explicar aos depositantes do Banif que, para salvarem as suas ações, devem subscrever um novo aumento de capital. Este aumento de capital ocorrerá se nenhuma das propostas de comprar for suficiente para salvar o banco – mas, mesmo sem o salvar, a proposta será aceite. Nesta condição: haver novo aumento de capital. Uma dosezinha de dilema do prisioneiro ajudará a aplicar esta solução: Se não subscreverem, ficarão sem nada.

Convém sobretudo evitar que apareça mais um político, mumificado ou por mumificar, a garantir-nos de olhos em alvo que o caso Banif está resolvido: se aparecer, saberemos que está tudo perdido.

Governo, Comissão de Bruxelas e BdP têm seguido o caminho errado – caso queiram salvar o Banif, como dizem – pois destroem a confiança do mercado. O BdP (Banco doutro País, ex Banco de Portugal), obedecendo à perigosa Comissão Europeia já apareceu, qual ave agoirenta, a agoirar que os depósitos do Banif serão pagos. Está a mexer naquilo que já provou ignorar, noutros casos trágicos.

Porque lembrar que são pagos nesta fase do campeonato é lembrar que talvez não sejam pagos. Os depositantes serem pagos, aliás, não resolve nada: os depositantes são acionistas, como hoje assinalou a imprensa especializada, o que nas suas declarações de quarta feira ao começo da noite o Dr. António Costa ignorou; se o Bdp e a Comissão de Bruxelas realizarem o que parece ser o seu sonho negro (conseguirem que Costa leve o Banif à falência como Coelho levou o BES), não verão um tostão.

 

One response to “Banif: uma proposta para evitar a Catástrofe

  1. Um financeiro enviou a título pessoal o seguinte depoimento a’ O Economista Português que, dado o seu significado, decidiu partilhá-lo com os leitores;
    O sarilho é sério como bem diz!
    A situação da Caixa não é famosa, o Montepio é uma caixinha de Pandora(a compra do Finibanco!!??),a venda do Novo Banco com altíssimo prejuízo,etc.
    Não vê perigo sistémico ?
    Sejamos claros: perdeu se a CONFIANÇA!
    Os abutres com o nome de private equities aparecerão para comprar ao desbarato…..
    Perturba o silêncio do tal BdP!?
    Mas no BES tudo ia bem segundo Costa e Cavaco!
    Ao longe Constancio ( o tal do BPN) está atento com o sr Draghi pois ocupados estão com medo da deflacao!
    Aguardemos o próximo passo do FED para ver se a coisa vai por arrasto!
    Perdoe estas linhas desconexas com votos de que me chame pessimista/ave agoirenta e eu esteja errado!