TTIP: o Leitor reconhece-se na Foto abaixo?

Ontem estivemos todos no recreio do 25 de abril. Por isso o leitor talvez tenha deixado passar a foto abaixo:

Eis a legenda da foto:  Obama esteve ontem em Hanover com a dona da casa, a Srª Merkel;  da esquerda para a dreita, Cameron, Hollande e Renzi. Enquanto faz as malas, o Presidente qmericano visita a Europa para  vender o TTIP, o Transatlantic Trade and Investment Partnsership. Como é mau marqueteiro, Obama vendeu-nos também a supremacia alemã na Europa e as maravilhas da Europa  com supremacia americana..

Comecemos por uma óbvia observação portuguesa: quem nos representa na foto? Ninguém. A Comissão Europeia é importante? É? Onde está ela?

Que é a TTIP? é um acordo de comércio internacional de penúltima geração. Os anteriores acordos regulavam direitos e quotas. O TTIP regula que não haverá jurisdição nacional, jurisdicional ou burocrática, suscetível de travar o comércio internacional. Introjeta as garantias do comércio internacional no direito administtrativo íntimo de cada Estado. O Economista Português julga que o TTIP  está para o comércio livre como o casamento católico para o amor livre: ser um casal  monogâmico há meio século e passar para o amor livre tem custos de transição incomportáveis; mesmo que o casamento seja mau (mesmo que o comércio livre esteja mal organizado)m é melhor insistir .  Ora vivemos há meio século no comércio livre. Não assinar o TTIP é cortar com os Estados Unidos, renunciar ao comércio livre, pôr o relógio a andar para trás e, quem sabe, regressar às cavernas.

Mas o TTIP suscita grande reações de rejeição na velha Europa: a direita nacionalista rejeita-o por ser americano e a esquerda ecologista  recusa-o por ser multinacional, transgénico e o mais antiproletário possível. Será que esta esquerda e auqela direita se unirão contra o comércio livre, como a Alemanha de Weimar, antes de Hitler? Ontem, houve eleições presidenciais na Áustria e ganhou o candidato do Volkspartei, que os mass media mainstream apresentam como populista ou de extrema direita, à escolha do freguês. Os populares da senhora Merkel e os socialistas do Sr. Renzi foram ambos afastados da segunda volta em Viena. Se o candidato do Volkspartei ganhar, não quererá o TTIP. Nos Estados Unidos, o Sr. Trump prepara-se para ganhar. Se ganhar, já anunciou que travará o comércio livre. Que dança dançaram eles em Hanover? Qual era a orquestra? Os violinos do Titanic?  Entra aqui o lado marretas do encontro de Hanover.

Todo o poder na Europa à Miss Piggy, prégou Obama em Hanover

One response to “TTIP: o Leitor reconhece-se na Foto abaixo?

  1. O Economista Português recebeu o amável comentário seguinte de um economista e partilha-o com o leitor:

    «Quem nos representa nesta Europa a varias velocidades?
    Esquecamos o federalismo mas repare na chamada de atencao do senhor Obama para a defesa da Europa!
    «Notavel a sua comparacao do sujeito que salta do casamento catolico para o amor livre…..
    «Citando Oscar Wilde diria que se o mundo e um palco,o elenco e um horror!
    «Aguardemos os novos capitulos que nao auguram nada de bom