A Comissão de Bruxelas já decidiu Multar Portugal e Espanha > Vivemos em União Semi Sagrada

UnionSacrée

Bilhete postal francês de há cem anos a favor da União Sagrada contra os Impérios Centrais

 

A Comissão de Bruxelas já decidiu multar Portugal e Espanha, mas a decisão só terá sido tornada pública quinta feira, depois do Ecofin, o Conselho de Ministros, se pronunciar. A notícia é do El Pais, de ontem. A notícia ignora o montante da multa e a data em que será aplicada. A Espanha conseguiu descer o seu défice público de mais de 9% para 5%, mas a Comissão não autoriza mais do que 3,7% no corrente ano e quer a redução a 3% em 2017.

Recorrendo ao Ecofin e escondendo-se da opinião pública, a Comissão dita Europeia ganha em politiquice o que perde em capacidade técnica.

O doutor Francisco Loução, num artigo do Diário de Notícias de hoje, surpreende-se com a reação atemorizada da classe política portuguesa face  à ameaça de sanções.  Tem razão. Também poderá surpreender-se quinta feira com o recuo  da União Europeia face aos défice português. Bastou vivermos em governo de União semi Sagrada: o PS articulou  o PCP e o Bloco de Esquerda ao mesmo tempo que o Sr. Presidente da República, tirando margem de manobra partidária ao PSD e ao CDS/PP, alargou para a direita o trabalho do Dr. António Costa e estabeleceu a tal União semi Sagrada.

 

Ligação para El Pais

Bruselas abre el procedimiento de sanciones contra España

 

Os comentários estão fechados.