Causas da Estagnação Económica: Centeno igual à CGTP

Competitividade

Destacado a encarnado: as responsabilidades do Ministro das Finanças e da CGTP na nossa falta de crescimento económico, segundo os empresários   Fonte:  The World Competitivity Report 2016-2017

Entre as causas que impedem o crescimento económico português, têm igual pesoa prático a trapalhada administrativa do Fisco, de que é responsável o Doutor Centeno, e as leis laborais restritivas, pelas quais responde a CGTP.  Esta é a opinião de empresários consultados numa sondagem encomendada na órbita do World Economic Fotum, Centeno ea CGTP entravam mais o nosso desenvolvimento económico do que a taxa dos impostos sobre as empresas.

Esta opinião é a dos empresários instalados no nosso pais. Instalado, isto é, a trabalharem, a empresariarem.  Há outras abordagem aos aos fatores que impedem o nosso crescimento económico. Hoje O Economista Português sintetiza a dos empresários. Os empresários decidem aumentar ou diminuir a produção, de acordo com as suas expetativas de venda a curto prazo, e decidem investir ou não, de acordo com as suas expetativas de venda a médio e longo prazo.  Num certo sentido,  deles depende o crescimento económico.

O gráfico acima resume as causas da nossa atual estagnação económica vistas pelos empresários.,

O gráfico mostra os pontos dados pelos empresários aos obstáculos aos obstáculos ao crescimento económico português (3mpresários portugueses e estrangeiros em Portugal). Quanto mais pontos, mais grave é o obstáculo.  Os fatores de estagnação imputáveis ao governo são pouco menos de metade do total: ineficiência da burocracia governamental, instabilidade das políticas, desempenho da administração fiscal e corrupção. Leu bem: corrupção.

Os fatores imputáveis ao governo seja ele qual for são superiores aos efeitos do IRC, o imposto sobre os lucros das empresas, que o atual governo aumentou (a chamada «geringonça» não  difere dos anteriores tanto como isso)-

Para aumentarmos o nosso crescimento económico, basta que o Governo se autocorrija.

Anúncios

Os comentários estão fechados.