Dívida grega: Centeno vota pela Grécia contra Portugal

CentenoAfagadoPorStaebler

O Ministro Doutor Centeno pede ao advogado Schäuble, ministro alemão das Finanças, para lhe passar a mão pelo pêlo. O Ronaldo das Finanças aumenta os impostos dos portugueses para manter o dito Schäuble bem disposto para com ele. O ministro grego segue a estratégia oposta e consegue mais… para os gregos

A chamada União europeia (UE) e  o Fundo Monetário Internacional (FMI) acabam de dar mais uma «tranche» à Grécia. Tranche  é chic  e sai-nos mais barato do que se for empréstimo gratuito.  Demos oito mil milhões de euros.  Um vigésimo do PIB português, coisa de nada, o que custa ao leitor a ganhar em três semanas.

O Doutor Centeno protestou? Talvez, mas protestou tão tão baixinho que ninguém o ouviu. O doutor Centeno gosta que o sr. Ministro das Finanças alemão lhe passe a mão pelo pêlo, gosta da miragem de ser  presidente do Eurogrupo, o que que causa alívio no Banco de Portugal, onde lhe atribuem remuneradores propósitos para a época posterior àquela em que putativamente nos salvou financeiramente (aumentando o que pagamos aos nossos credores).

À saída da reunião, a Srª diretora geral do FMI, Christine Lagarde, declarou que era um «second best» (melhor que nada,, em português tradicional. A melhor solução era perdoar a dívida impagável (curiosamente, a tese d’ O Economista Português, que a esquerda abandonou a benefício da mesa do orçamento…. português). 

À saída da reunião, o ministro francês disse que, se a economia grega crescesse, lhe perdoariam a dívida.

O contrário do que nos fazem a nós: mandam-nos crescer para pagarmos uma dívida impagável.

Horas depois, a Espanha protestou,. Teremos que ir para espanhóis para defendermos os nossos interesses de portugueses? Ou para nos defendermos basta o governo português lisonjear o ego do Doutor Centeno e dizer-lhe que ele presidirá o … eurogrupo? O Dantas é espanhol pum, escrevia o Almada nos anos 1930.

Escusado será dizer que até ao momento deste post, os meios de comunicação social não referiram nada deste benesse grego e deste achincalho português. Porquê? Excesso de competência? Excesso de independência em relação ao Doutor Centeno?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s