Covid-19: Cinco Países Europeus Atrasados Mantêm as Escolas Abertas

Os países europeus que preparam o regresso ao burro como meio de transporte estão a fechar as escolas (para adiar a propagação do Covid.-19, dizem eles)

A Inglaterra, a Suécia, os Países Baixos, a Finlândia e a Alemanha mantêm abertas as escolas primárias e secundárias. Trata-se como é sabido de países atrasados do ponto de vista cientifico e educativo. Países avançados, como a Grécia, a Itália, a Espanha e Portugal já decidiram o encerramento das escolas, quer sejam focos de contágio da nova gripe quer não. Na Inglaterra e nos Países Baixos é público que as autoridades científicas recomendam que na atual fase as escolas sejam mantidas abertas.

Aqueles cinco países estão entre os mais avançados do ponto de vista científico. O Economista Português limitou-se a parodiar a intoxicação ignorante e patrioteiras das cadeias de televisão lusitanas, em particular da RTP. Aqueles cinco países além de cientificamente atrasados, são países ricos e credores. A França, em vias de desindustrialização e de bancarrota, decidiu seguir o exemplo grego. A Itália optou por seguir o modelo chinês e o governo de Pequim mandou um avião para Roma, a ajudar este país com máscaras e medicamentos, e elogiou a eficácia do seu combate ao coronavirus.

O leitor tem que se acautelar com a desinformação, se quiser conservar o seu equilíbrio biopsíquico. A intoxicação cá é pior mas não é só c+a. Muita imprensa procura que acreditemos que o Reino Unido desobedece a centenas de cientistas (o muito sério Financial Times). Outros sugerem que os Estados Unidos e a Alemanha entre os países que ordenaram o fecho das escolas. Ambos estes países são estados federais e o ensino pertence aos estados, não à federação. Ora apenas cinco dos 50 estados dos US ordernaram o fecho das escolas. Na Alemanha, apenas a Baviera, o minúsculo Sarre e ao que parece a capital Berlim decidiram esse fecho. É uma pequena minoria da população alemã..

O leitor imaginará, caso queira, o que pensam com os seus botões os eleitores dos países nórdicos e credores quando vêem a atração dos países mediterrânicos pelo fecho das escola.. Pensam que com o víírus se tornaram estudiosos, claro. É isso que em breve dirá a RTP no seu programa cómico-sádico intitulado 360º, transmitido no canal 3 por volta das 21 horas, mais coisa menos coisa..

Fontes

https://www.bbc.com/news/world-51862347

Ihttps://yle.fi/uutiset/osasto/news/partial_closure_at_some_finnish_schools_and_universities_due_to_coronavirus/11257505

https://en.unesco.org/themes/education-emergencies/coronavirus-school-closures

https://www.dutchnews.nl/news/2020/03/coronavirus-government-under-fire-for-

2 responses to “Covid-19: Cinco Países Europeus Atrasados Mantêm as Escolas Abertas

  1. Bem argumentado, mas os cientistas nao estao todos alinhados no que fundamenta o modelo britanico, a comunidade esta neste caso, como muitas vezes acontece, dividida, e a propria abordagem do governo britanico (e alemao) ja mudou nos ultimos dois dias, com escolas ja encerradas.

    Os videos partilhados por science EU esclarecem ambas as abordagens muito bem, e apoiam a posicao do isolamento

    https://www.facebook.com/watchparty/818167955335219/?entry_source=FEED

  2. O Economista Portugu~es agradece. O isolamento apenas ]e ume medida cientifica para curar uma epidemia no come;o dela. pois n#ao cria antivirus nem aumenta a imunidade individual. O isolamento apenas difere contágios e mortes, o que pode ser (ou não ser) um objetivo legítimo de saúde pública. Há governo que fecham escolas para satisfazerem uma opinião pública mal informada e assustada.